Previous
Next

A Bibliotheca Pública Pelotense é um patrimônio cultural da comunidade pelotense. Fundada em 1875, trouxe intensa contribuição para a formação da sociedade pelotense, época em que a cidade de Pelotas começou a se destacar no país por sua cultura, juristas, músicos, artistas, historiadores, médicos e professores.

Criada para bem mais que uma casa de livros, e sim um importante espaço cultural e educacional para a comunidade local, a BPP foi palco de saraus, exposições, palestras, entre outros eventos. Nela surgiram Clubes Abolicionistas, diversas entidades sociais e culturais e outra série de projetos em benefício do povo pelotense. Ela também abrigou diversas instituições, como a Escola Superior de Direito, o Conservatório de Música e a Escola de Belas Artes. De 1878 até a década de 1940, foi também um espaço destinado à educação formal através dos Cursos Noturnos de instrução primária que pretendia a alfabetização de adultos vindos das classes populares. Na década de 1910, o trabalho no campo da educação desenvolvido pela Bibliotheca cresce com o surgimento da Escola Prática de Comércio e da Escola de Artes e Ofícios, predecessor do Instituto Federal Sul Rio-grandense, o IF-SUL. Contudo, o incentivo à educação não ficou limitado a essas ações. Por isso, em 1952, a BPP buscou em São Paulo a professora Lory Huber para fundar um Setor educativo voltado a pessoas com deficiência visual. Surge, nesse momento, o embrião da atual Escola Louis Braille.

Mas é no ano de 1946, no dia 11 de maio, que se localiza uma das ações mais importantes da Bibliotheca Pública Pelotense para a formação de novos leitores. O convidado é Erico Veríssimo e o evento, o lançamento da Sala Infantil da BPP, destinada a atender o público juvenil. Como evento principal ocorria a “Hora do Faz de Conta”, conduzido por pessoas especializadas em literatura infantil. Com grande sucesso, o programa se mantém em plena atividade até os dias atuais.

 

 

Objetivo

Com objetivo de formar novos leitores, o programa A Hora do Faz de Conta mantém atividades com diversas escolas de educação infantil e do ensino básico, tornando-se referência para outras iniciativas semelhantes na cidade de Pelotas e região. 

O que faz o programa A Hora do Faz Conta?

Incentiva a leitura, a imaginação, a criação e a integração social.

Proporciona um ambiente convidativo à leitura e o estímulo a utilização do acervo.

Apóia, como ambiente não-formal de ensino, o desenvolvimento e o alcance da educação na comunidade. 

Atividades especiais

O Projeto “Amigos da Lolô” existe há 10 anos na BPP. O projeto surgiu em 2013 com o intuito de socializar pessoas com deficiência na vida adulta através de atividades recreativas, lúdicas, pedagógicas, artísticas e literárias. As atividades se mantem até os dias de hoje, acontecendo atualmente nas segundas-feiras. Das 14h às 15h30.

Como agendar uma atividade?

Escolas e grupos infantis e juvenis interessados em participar da A Hora do Faz de Conta deverão entrar em contato com a BPP pelo telefone (53) 32223856 ou pelo e-mail [email protected].