Imagens site_05

 

História

Nos idos de 1875, mais precisamente em 14 de novembro, uma assembleia que reúne 45 pessoas lança as bases de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo nome e modelo são preservados até os dias atuais: a Bibliotheca Pública Pelotense. Idealizada por Fernando Luís Osorio, filho do general Osorio, em princípios de 1871, a ideia é entusiasticamente patrocinada por Antônio Joaquim Dias, diretor do jornal Correio Mercantil, que, em 12 de novembro, publica em seu jornal um convite “dirigido aos obreiros do progresso público para reunirem-se em 14 do mesmo mês, nos salões da Sociedade Terpsychore, para a fundação da nova instituição cultural”.

Um ano após a sua fundação, no mês de março, sob a presidência do Dr. Saturnino Epaminondas de Arruda, a novel entidade é instalada na parte térrea de um sobrado cedido por João Simões Lopes, o Visconde da Graça, situado na rua General Victorino, esquina General Neto, onde hoje se instala a Secretaria Municipal da Educação. O modesto acervo, doado pela comunidade, registra 960 volumes.

Em 1877, em um tempo de expressiva exclusão social, quando praticamente inexistia no território nacional um sistema de ensino, a diretoria da Bibliotheca, focada na prestação de serviços educacionais e culturais à comunidade, cria cursos noturnos para as classes menos favorecidas, ofertando cursos gratuitos de alfabetização para adultos. No ano seguinte, dá outro importante passo na área a que se destina: começam as conferências públicas, quando a instituição traz a Pelotas nomes relevantes nos mais diferentes campos do conhecimento humano.

Ainda em 1878, em razão de projeto elaborado por José Izella Merotti, é lançada a pedra fundamental e imediatamente dada a largada para a construção dos alicerces de prédio próprio à Praça Dom Pedro II, atual Coronel Pedro Osório, erguido graças às doações da classe social mais elevada da cidade que importa da Europa vários materiais de construção, como os marcos de pedra e o arco de granito da entrada principal, originários de Portugal. Mas a população pelotense, de um modo geral, também dá a sua contribuição pessoal, doando madeiras, tijolos, pregos, além de dinheiro arrecadado em bazares e quermesses. Três anos depois, os livros, já transferidos para o novo endereço, ocupam a primeira sala que é inaugurada em 12 de março de 1881. Em agosto de 1888, ano da assinatura da Lei Áurea e um ano antes da proclamação da República, sob a orientação do construtor Manoel J. Rodrigues, o primeiro piso do edifício está concluído.

Fundada para atuar como centro multicultural de caráter regional, a Bibliotheca Pública de Pelotas recebe, desde a sua fundação, grande número de peças e documentos relacionados à memória histórica da Região Sul. E é, justamente, para dar organização racional e albergue institucional a este acervo que, em 1904, é criado por Baldomero Trapaga Y Zorrilla, o Museu Histórico e Bibliográfico, novo ente integrante da Casa.BPP

Em 1915, dia 27 de junho, na gestão do coronel Joaquim Augusto de Assumpção Jr., um grande acontecimento ocorre na nossa Bibliotheca. Com a presença de grande número de pessoas é entregue à cidade de Pelotas a reforma do primeiro piso e a ampliação do prédio mediante a construção do andar superior. A inauguração do segundo piso é motivo de destaque por parte da imprensa local, conforme registros em ata lavrada por João Simões Lopes Neto, primeiro-secretário da Casa. Obra iniciado em 1911, conforme projeto elaborado por Caetano Casaretto, o belo edifício está pronto. E a Bibliotheca, que recebe novas doações de livros, persegue o seu objetivo.

Em 11 de maio de 1946, a II Guerra Mundial terminara em 1945, conforme manchete do Diário Popular, a diretoria mais uma vez convida associados, autoridades e o público em geral para a cerimônia de inauguração da recém-criada Biblioteca Infantil Érico Veríssimo. O ato conta, inclusive, com a presença do elogiado literato gaúcho. Com obras de interesse específico para o público infanto-juvenil, o espaço é hoje um dos mais procurados. Nele se desenvolve, semanalmente, o projeto Hora do Conto, que conta com a participação cada vez maior de escolas públicas e particulares da cidade.

No raiar do século 21, o edifício que começara a nascer em 1878 com o lançamento da pedra fundamental e a construção do piso inferior, apesar da obras de ampliação e reforma do primeiro piso executadas no período 1911/1915, demanda uma total recuperação. Há goteiras, cupins que se alimentam do madeiramento e desgastes naturais devidos à ação deletéria do tempo.

BPPEm 2005, na madrugada de 5 de janeiro, há um desabamento parcial do telhado. Graças a uma ágil mobilização da comunidade pelotense, que disponibiliza a quantia de 115 mil reais a ser aplicada na obra, em 43 dias de trabalho intensivo é realizada a recuperação da claraboia central, uma magnífica estrutura de madeira, metal e vidro de 100 metros quadrados.

Mas a diretoria da Casa, liderada pela presidente Lisarb Crespo da Costa, não descansa. E busca novos recursos. Com base em um projeto que começara a ser elaborado em 2003, com recursos captados através da Lei Rouanet, o Grupo Votorantim, patrocinador exclusivo, dá início à total recuperação física do prédio centenário. A primeira etapa do restauro é executada em 2007; a segunda, no ano seguinte. A obra é o primeiro restauro integral de prédio histórico de estilo eclético.

Em 5 de março de 1876, como escrevi no início do artigo, a recém-fundada Bibliotheca Pública Pelotense ganhara – em espaço cedido, é verdade – endereço, espaço, estantes e, obviamente, livros: 960 exemplares. Hoje, ao completar 137 anos de existência, instalada em magnífico edifício com 1.430 metros quadrados alberga um acervo invejável!

Em suas instalações, a Bibliotheca albergou o Clube Abolicionista que realizou, em 1881, portanto oito anos antes da abolição da escravatura no país, sua primeira sessão em 16 de outubro, ocasião em que foram expedidas cartas de alforria a 14 escravos; acolheu a Sociedade Beethoven, fundada em 1892, que ofereceu ao público pelotense memoráveis concertos; recebeu a Banda União Democrata que efetivou, em 1896, sua apresentação inaugural; hospedou a Sociedade Terpsychore, que no início do século 20, valeu-se da Casa para oferecer aos apaixonados pela música concertos populares sobre a regência do maestro Demétrio Pinto Bandeira; proporcionou a realização da I Exposição de Belas Artes, da então Província do Rio Grande do Sul, em benefício da construção do Asilo de Mendigos, e do I Congresso Rural do agora Estado do Rio Grande do Sul.

Na Casa, em 1902, nasceram e deram frutos o Centro Médico de Pelotas, fundado pelos doutores Edmundo Berchon, José Brusque, Francisco Santos Lopes e José Cypriano Nunes Vieira, a Escola Prática de Comércio e a Escola de Artes e Ofícios, origem da Escola Técnica Federal, hoje integrada ao IF-Sul. Exerceram ainda suas atividades na Bibliotheca, a Associação Comercial, a Faculdade de Direito, o Conservatório de Música, a Escola de Belas Artes, a Sociedade de Cultura Artística, a Orquestra Sinfônica, o Clube de Cinema, o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia Sul-Riograndense de Letras, a Escola Louis Braille e a Câmara de Vereadores.

 

Prof. Sergio Romeu Vianna da Cruz Lima

 

Linha do tempo

1875 – No dia 14 de novembro, uma reunião com 45 pessoas cria formalmente a Bibliotheca Pública Pelotense, sociedade civil sem fins lucrativos, denominação e modelo mantidos ao longo destes 135 anos. A instalação efetiva, com 960 volumes, ocorre em março de 1876, na parte térrea de um prédio cedido pelo Visconde da Graça, na esquina das ruas (denominação atual) General Neto e Anchieta.

1877 – 1878 – O ano de 1877 marca a primeira iniciativa de peso da BPP em benefício da comunidade: a criação dos cursos noturnos para o proletariado. Numa época de pesadas exclusões e de quase inexistência de um sistema de ensino, a Casa oferecia cursos gratuitos de alfabetização voltados especialmente para adultos. Na mesma linha começavam, em 1878 , as conferências públicas, trazendo à Pelotas grandes nomes de todas as áreas de conhecimento.

1878 – 1888 – O prédio sede começa a nascer em 1878, com o lançamento da pedra fundamental. A construção inicia em 1881 – ano em que os livros se transferiram para o atual endereço, ocupando uma primeira sala, inaugurada no dia 12 de março. O projeto do arquiteto italiano José Izella Merotti contemplava apenas um piso e foi concluído em agosto de 1888, sob comando do construtor Manoel J. Rodrigues.

1904 – Criada para atuar como centro multi-cultural de caráter regional, a BPP recebeu, desde a fundação, um grande numero de doações de peças e documentos relacionados à memória histórica do extremo Sul do país. Foi para dar organização e abrigo institucional a este acervo que se criou, em janeiro de 1904, o Museu Histórico e Bibliográfico da BPP.  Mais adiante, a parte bibliográfica seria incorporada ao acervo geral. Em setembro de 2011, como parte do plano de  adequação do espaço interno da BPP após o restauro , o  museu foi  reorganizado e ganhou  um espaço específico e bem mais amplo (270 m2),  que valoriza as peças de maior significado histórico, como o lenço farroupilha, o sinete da república riograndense. Ganhou também, como anexo, um espaço permanente  para mostras de artes visuais.

1915 – A noite de 27 de junho reuniu um grande público em frente a um renovado prédio na então Praça da República. Tratada como grande acontecimento, a inauguração do segundo piso mereceu forte destaque nos diários da época e está registrada em ata redigida pelo então diretor (primeiro secretário) da Casa, João Simões Lopes Neto. Obras iniciaram em 1911 e incluíram reforma da parte térrea. Caetano Casaretto assinou o projeto do segundo piso.

1946 – Publicado com destaque num alto de página do Diário Popular de 11 de maio de 1946, o comunicado da diretoria da BPP convidava sócios, autoridades e publico em geral para a cerimônia que, às 15h30min, marcaria a inauguração da Biblioteca Infantil Érico Veríssimo – com a presença do homenageado e apresentação da Hora do Conto. Com obras de interesse especifico para o público infanto-juvenil, o espaço é hoje um dos mais procurados da Casa.

1950 – Dando prosseguimento aos seus objetivos culturais era criada o Setor Braille, para pessoas com deficiência visual, sob a direção da professora Lory Huber. A futura Escola Louis Braille funcionou por mais de 10 anos na BPP até sua emancipação em 1962.

1960 – É criada a Feira do Livro de Pelotas em sessão da Diretoria da BPP realizada em 26 de abril, contou com apoio do prefeito Dr. João Carlos Gastal.

2003 – Criado em 14 de novembro de 2003, o Projeto Cultural América & Pampa recupera a vocação da BPP de centro regional de arte e cultura. Formado por voluntários – ativistas culturais de Pelotas e região , é responsável por um calendário anual de eventos que tem como base a identidade histórica do território cultural formado pelo Pampa, espaço compartilhado por Brasil ( Sul do RS), Uruguai e Argentina. Num plano mais amplo, o projeto trabalha com a relação cultural com a América de fala espanhola.

2005 – O projeto que permitiu a captação de recursos para restauro integral da BPP só seria aprovado no final de 2006. Na prática, e de forma emergencial, o restauro iniciou em 2005, com a recuperação da clarabóia central, estrutura de madeira, metal e vidro de 100 m2 que desabou parcialmente na madrugada de 5 de janeiro. O restauro foi executado em 43 dias, graças a uma rápida mobilização da comunidade, que garantiu a arrecadação dos R$ 115 mil aplicados na obra.

2007 – 2008 – Os recursos captados via Lei Roaunet, com base num projeto que começou a ser elaborado em 2003, foi concluída em dezembro de 2008 a obra de restauro da BPP. Tratou-se do primeiro restauro integral do prédio histórico de estilo eclético erguido em etapas entre 1881 e 1915.

Durante os seus 139 anos de serviços prestados à comunidade, a Bibliotheca Pública Pelotense abrigou em suas instalações: a faculdade de Direito, o Conservatório de Música e a Escola de Belas Artes, a Associação Comercial, o Clube de Cinema, o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e a Academia Sul Rio-grandense de Letras. Destacam-se, ainda, a realização do concerto de fundação da Sociedade de Cultura Artística, com a apresentação de consagrado pianista chileno Cláudio Arrau; a realização dos ensaios da Orquestra Sinfônica de Pelotas, fundada na BPP em 28 de janeiro de 1929; e a fundação da antiga Escola de Artes e Ofícios, predecessora do Instituto Federal Sul Rio-grandense, em sessão de Diretoria da Bibliotheca.

One thought on “História

  1. Geramos visitas de alta qualidade para seu site com finalidade de melhorar sua pontuação de rank.

    – Planos de 300 mil a 1,5 milhões de visitas por mês.
    – Colocamos seus concorrentes como Backlinks.
    – Simulação de pesquisas orgânicas por palavras chaves.
    – Tempo de visita de até 10 minutos por usuário.
    – Visitas auditadas no Google Analytics.
    – Visitas vindas de Redes Sociais.
    – Visitas da sua cidade*, região, ou todo Brasil.
    – Você define a quantidade de novos visitantes e visitantes recorrentes.

    Você informa seu site, e nosso atendente vai ajudar com as melhores palavras chaves, possíveis correções de SEO e maiores informações.

    Solicite informações e um TESTE RÁPIDO e veja seu Analytics Disparar com 10.000 visitas, por apenas R$ 10,00.

    https://www.seotrafego.com.br

    WhatsApp (17) 98842-8380

    Boas Vendas.
    Nicolas

    * Algumas cidades muito pequenas podem não estar na lista de geolocalização.

  2. Geramos visitas de alta qualidade para seu site com finalidade de melhorar sua pontuação de rank.

    VEJA SEU ANALYTICS DISPARAR !!!
    TESTE AGORA MESMO COM 10.000 VISITAS POR R$ 10,00

    – Planos de 300 mil a 1,5 milhões de visitas por mês.
    – Colocamos seus concorrentes como Backlinks.
    – Simulação de pesquisas orgânicas por palavras chaves.
    – Tempo de visita de até 10 minutos por usuário.
    – Visitas auditadas no Google Analytics.
    – Visitas vindas de Redes Sociais.
    – Visitas da sua cidade*, região, ou todo Brasil.
    – Você define a quantidade de novos visitantes e visitantes recorrentes.

    Você informa seu site, e nosso atendente vai ajudar com as melhores palavras chaves, possíveis correções de SEO e maiores informações.

    Solicite informações e um TESTE RÁPIDO e veja seu Analytics Disparar com 10.000 visitas, por apenas R$ 10,00.

    https://www.seotrafego.com.br

    WhatsApp (17) 98842-8380

    Boas Vendas.
    Nicolas

    * Algumas cidades muito pequenas podem não estar na lista de geolocalização.

  3. 🎁 Dia das Mães está chegando e vamos ajudar você a vende muito mais !!!

    📢 DivulgaMais é um software de marketing direto, que envia mensagens B2B através dos formulários de contato dos sites. Com alta capacidade de envio chegando até 1 milhão de mensagens enviadas por dia, e alta taxa de abertura, pois ninguém coloca um site na internet, para não ver o que as pessoas estão perguntando, ele se torna uma das ferramentas mais eficientes para marketing direto B2B do mercado.

    Esta poderosa ferramenta de marketing está em promoção a alguns dias, e você pode aproveitar os descontos reais de mais de 50% até dia 10/05/2023.

    Licença MENSAL de R$ 300,00 por R$ 150,00 (50% Off)
    Licença ANUAL de R$ 2.400,00 por R$ 1.200,00 (50% Off )
    Licença VITALÍCIA de R$ 5.000,00 por R$ 1.500,00 (70% Off )

    🔒 Link Seguro: https://www.divulgamais.com.br

    👉 Bibliotheca, aproveite que a promoção acaba dia 10/05/2023

    🚀 Boas Vendas. 🏆

  4. 📢 600 seguidores 100% Brasileiros Instagram R$ 40,00
    📢 1.000 seguidores 100% Brasileiros Instagram R$ 60,00
    📢 Confira outros planos para de até 200.000 seguidores

    👉 Entregamos de uma única vez, ou fracionado por dia para subir naturalmente.
    👉 Seguidores brasileiros para aumentar o engajamento de suas publicações.
    👉 Garantia de reposição de 30 dias caso algum seguidor deixar de seguir, o sistema repõe outra pessoa.
    👉 Não precisa senha, só o link do perfil.
    👉 Início imediato após contratação

    🚀 Solicite agora mesmo pelo site:
    🎯 https://www.impulsionainstagram.com.br
    ou 🤩 WhatsApp (17) 98842-8380

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *